- Reinaldo Cirilo
Folha deixa de compartilhar conteúdo no Facebook. E daí?
Minha opinião sobre a Folha e outros veículos de mídia deixarem de compartilhar conteúdo no Facebook:
É inegável que o Facebook é a grande mídia mundial. Também é inegável, que houve um trabalho gigantesco da empresa e muito investimento, para que a mesma conquistasse a quantidade de usuários e a relevância mundial.
Durante um bom tempo, o alcance orgânico da rede era ótimo, isso facilitava divulgação de conteúdos de maneira gratuita, promoção de marcas, entre outros serviços. Ocorre que vivemos em um mundo capitalista e quando o Facebook aprendeu como trabalhar monetizando os conteúdos que terceiros gostariam de mostrar, a página virou.
Nesse meio tempo, os veículos o que fizeram além de perfis no Facebook, Twitter, Linkedin e outras redes? Pouco... com raras excessões de alguns que melhoraram a linguagem, criaram páginas mais atraentes, abriram canal de comunicação e de recebimento de conteúdo por parte dos leitores, o resto é mais do mesmo.
Faltou competência e investimento, para todos os veículos. A internet já é realidade ha 22 anos (desde 1995) e pouco fizeram e colaboraram para o mundo digital.
Então meus amigos, não adianta chorar pelo leite derramado, como veículo de mídia pago como vocês também são, deveriam saber que não existe almoço grátis e nem anúncio né Folha (nunca vi deixarem diversas páginas para jovens profissionais se promoverem, deixarem contatos).
Nesse braço de ferro, quem perde são vocês, o alcance será menor, poucos entrarão nos sites com regularidades, mas ainda terá sobrevida para as notícias curiosas, polêmicas e políticas que os usuários do Facebook irão distribuir gratuitamente.

Enquanto isso, o número de venda de jornais, anunciantes e assinantes vai correr ladeira abaixo.
Boa sorte e vou acompanhar de trás da tela e pelas redes sociais o desfecho disso.
Reinaldo Cirilo
(segue matéria)