• Reinaldo Cirilo

Folha deixa de compartilhar conteúdo no Facebook. E daí?


Minha opinião sobre a Folha e outros veículos de mídia deixarem de compartilhar conteúdo no Facebook:

É inegável que o Facebook é a grande mídia mundial. Também é inegável, que houve um trabalho gigantesco da empresa e muito investimento, para que a mesma conquistasse a quantidade de usuários e a relevância mundial.

Durante um bom tempo, o alcance orgânico da rede era ótimo, isso facilitava divulgação de conteúdos de maneira gratuita, promoção de marcas, entre outros serviços. Ocorre que vivemos em um mundo capitalista e quando o Facebook aprendeu como trabalhar monetizando os conteúdos que terceiros gostariam de mostrar, a página virou.

Nesse meio tempo, os veículos o que fizeram além de perfis no Facebook, Twitter, Linkedin e outras redes? Pouco... com raras excessões de alguns que melhoraram a linguagem, criaram páginas mais atraentes, abriram canal de comunicação e de recebimento de conteúdo por parte dos leitores, o resto é mais do mesmo.

Faltou competência e investimento, para todos os veículos. A internet já é realidade ha 22 anos (desde 1995) e pouco fizeram e colaboraram para o mundo digital.

Então meus amigos, não adianta chorar pelo leite derramado, como veículo de mídia pago como vocês também são, deveriam saber que não existe almoço grátis e nem anúncio né Folha (nunca vi deixarem diversas páginas para jovens profissionais se promoverem, deixarem contatos). 

Nesse braço de ferro, quem perde são vocês, o alcance será menor, poucos entrarão nos sites com regularidades, mas ainda terá sobrevida para as notícias curiosas, polêmicas e políticas que os usuários do Facebook irão distribuir gratuitamente. 

Enquanto isso, o número de venda de jornais, anunciantes e assinantes vai correr ladeira abaixo.

Boa sorte e vou acompanhar de trás da tela e pelas redes sociais o desfecho disso.

Reinaldo Cirilo

(segue matéria)

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/02/folha-deixa-de-publicar-conteudo-no-facebook.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=fbfolha

#mídiassociais #facebook #folhafacebook

43 visualizações

Apoio

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores